Olá, cadastre-se ou entre.

Dicas de Entrosamento

Quer ajuda para iniciar uma conversa?

Pode parecer difícil entrar em uma conversa no bate-papo se você é um usuário novo.

Se você está tendo essa dificuldade e não consegue obter resposta ou manter o diálogo, você está no lugar certo! Com algumas de nossas dicas sua experiência pode ficar muito mais simples e agradável!

Ao entrar em uma sala de bate-papo, comece observando um pouco a conversa e sentindo o clima, antes de tentar entrar no assunto. Para entender como esse comportamento faz sentido, faça uma comparação da sala virtual com o mundo real. Pense que você está chegando em um local novo e há uma roda de conversa. Antes de chegar chamando a atenção de todos, sem nem os conhecer, o ideal é primeiro observar de longe, inteirar-se sobre o assunto e então pedir licença para começar a dar as primeiras opiniões. Tente esse comportamento na sala de bate-papo!

Muitas pessoas podem sentir que há na sala de bate-papo um comportamento de “panelinha” - aquelas turmas fechadas que não aceitam novos integrantes -, mas se você chegar com humildade e respeito, vai notar que a interação é facilitada e que você pode se tornar um novo integrante do grupo.

Nas suas primeiras frases procure não fazer perguntas muito invasivas ou que acabem com o relacionamento amigável antes mesmo de ele começar. Pedir uma foto ou perguntar a idade logo no início da conversa, pode criar, tanto em você como na outra pessoa, um pré-conceito e encerrar o assunto. Tente começar por outros temas e trocar ideias que não levem esses fatores imediatamente em consideração, pois este caminho te leva a conhecer a pessoa de dentro para fora e não a partir das aparências. Lembre-se: todas as pessoas são únicas e sempre há muito o que aprender com cada um!

Outro ponto importante é lembrar que o que você busca em outra pessoa pode ser o que ela está buscando em você. Então mantenha um comportamento positivo. Não faça críticas, não condene e não se queixe para as outras pessoas quando as estiver conhecendo. Isso certamente criará uma imagem negativa de você. Por exemplo, evite usar expressões como “ninguém tecla”, “ninguém responde”. O que pode ocorrer às vezes, é que as pessoas estão ativas na sala, mas conversando em Janelas Privadas entre si. Então, você pode tentar criar um assunto novo que desperte o interesse de uma conversa coletiva, fazendo com que os usuários voltem a conversar abertamente na sala de bate-papo.

Depois de interagir com o grupo, você pode querer iniciar uma conversa privada. Mas, note que, chamar uma pessoa para conversar no privado logo ao entrar na sala pode fazer com que esta pessoa se sinta intimidada e não queira conversar com você. Novamente, faça uma comparação com o mundo real: naquela roda de conversa, se você imediatamente convidar uma pessoa à parte para conversar, possivelmente haverá constrangimento. Portanto, no bate-papo questione o usuário se ele se sentiria confortável ao iniciar uma conversa em janela privada com você. Se ele não aceitar, respeite sua opinião e continue interagindo com todos na sala de bate-papo, respondendo mesmo àqueles com quem você não tem interesse inicial de conversa. Responda mesmo que for para, educadamente, dizer que não tem interesse no assunto naquele momento.

Enfim, mostre-se atencioso e aprecie honesta e sinceramente os comentários dos outros usuários, indicando que você os considera e deseja uma amizade com eles. Faça elogios e não faça muitas perguntas, deixe que as pessoas, ao perceberem que você se importa, desejem contar mais sobre elas para você.


Logo do bate-papo Papinho Papinho ©
2019