Olá, cadastre-se ou entre.

Você sabe o que é a Chatiqueta?

A Etiqueta representa sinal de boas maneiras e estabelece normas e regras para comportamentos socialmente aceitos em certas ocasiões.

Assim, a Chatiqueta trata de uma série de normas de etiqueta que devem reger as comunicações nos programas de comunicação interativa da internet.

A seguir apresentamos a Chatiqueta a ser utilizada no Papinho.


Escolha do Apelido

Ao escolher um apelido você escolhe como será reconhecido pelos demais integrantes do bate-papo. É importante que seu apelido esteja de acordo com os termos de uso do site; evite assim palavras de baixo calão ou duplo sentido, pois isso pode fazer com que você seja isolado pelos demais usuários. Quando escolher seu apelido, é interessante que você o mantenha para que os demais usuários te reconheçam em um novo acesso.


Escolha da sala

Não acesse salas sobre as quais você não tem conhecimento, pois além de ficar por fora das discussões, suas opiniões podem não ser bem aceitas pelos usuários. Da mesma forma, se você acessar uma sala de outro país esteja preparado para se comunicar na língua daquela localidade e não espere ser entendido em seu próprio idioma.


Acesso à sala

Quando você faz acesso à uma sala, é importante que você envie uma saudação para todos os usuários que estão conectados, como uma mensagem de cumprimento. É comum que seu cumprimento seja retribuído, mas não se preocupe se não todos o fizerem, principalmente se a sala estiver muito cheia. Se a sala tiver poucos usuários, pergunte se você é bem-vindo.


Primeiro acesso à sala

Quando entrar em uma sala pela primeira vez, sinta o clima e o humor antes de entrar diretamente na conversa. Pode ocorrer que os usuários e o humor da sala não sejam o que você estava procurando, então você pode simplesmente trocar de sala.


Comunicação na sala

É considerado falta de educação entrar em uma sala de bate-papo e depois sair sem dizer nada. Se você é um iniciante ou está entrando na sala pela primeira vez, você pode informar isso aos outros usuários com mensagens do tipo: “Sou novo por aqui. Posso ficar só observando por algum tempo?”. Se for sair da sala, é bom que você envie uma mensagem de despedida.


Anonimato

O bate-papo permite participação de forma anônima, ou seja, você só será identificado se desejar. Mas você não deve se utilizar disto para usar palavras agressivas ou de baixo calão. Atitudes desse tipo somente denotam falta de educação, despreparo para o convívio social e até imaturidade. Lembre: liberdade com responsabilidade.


Ociosidade

Não fique ocioso ou somente observando a conversa da sala de bate-papo. Ou seja, participe da conversa. Se você precisar ficar longe do seu computador por um tempo, informe os outros usuários.


Tempo de resposta

Seja paciente e aguarde se um usuário demorar um tempo para responder durante uma conversa. Lembre-se de que este usuário é uma pessoa e que ele pode estar fazendo outras atividades ao mesmo tempo.


Comportamento amigável

Lembre-se que você está conversando com pessoas reais. Não ignore as pessoas a menos que elas estejam sendo ofensivas. Se alguém lhe fizer uma pergunta, envie algum tipo de resposta. As pessoas podem ter opiniões diferentes de você e vir de culturas muito diferentes. Trate-as adequadamente e respeite suas opiniões, e elas vão tratá-lo da mesma forma.


Letras Maiúsculas

A utilização das letras em maiúsculo equivalem a gritar nas salas de bate-papo. Para alguns usuários, isto pode ser irritante ou até mesmo um sinal de ofensa, portanto, utilize deste recurso com moderação.


Tipo de frase

Uma frase dividida em dezenas de parágrafos e palavras desconectadas dificulta o entendimento. Assim, pense um pouco, e componha a frase completa antes de enviar.


Corretor automático

Corretores automáticos podem mudar a grafia do que foi escrito e nós também podemos errar ao digitar. Então revise seu texto antes de enviar, assim, você evita equívocos constrangedores.


Envio de links e publicidade

Se você precisar enviar algum link ou publicidade, preste atenção para não incomodar os outros usuários com envios excessivos e em curto intervalo de tempo. Caso contrário, suas mensagens podem surtir o efeito contrário gerando aversão sobre você.


Apoio a novos usuários

Ajude os novatos! Quando um usuário novo chegar, ajude-o como alguém te ajudou nos seus primeiros acessos. Se ninguém te ajudou naquela ocasião, pense em como seria melhor se alguém o tivesse feito.


Notificação ao destinatário

Se você quiser se dirigir a alguém, então notifique o destinatário de sua mensagem, incluindo o apelido dele em sua frase. Caso contrário, o usuário pode não saber que a mensagem foi para ele.


Solicitação de meio alternativo de contato

Não force ninguém a lhe informar um meio alternativo para contato. Se o usuário desejar ele mesmo lhe dará essa informação.


Queremos que sua experiência no Papinho seja incrível.

E temos certeza que será se você seguir a Chatiqueta.


Logo do bate-papo Papinho Papinho ©
2019